agosto.20.2025
O valor Cv/Kv é um parâmetro importante e indicador técnico para válvulas de controle.
I. Valor Cv
O valor Cv (Volume de Circulação) é uma abreviatura para o coeficiente de fluxo da válvula, representando a capacidade de fluxo da válvula. Significa o fluxo de volume do meio através da válvula por unidade de tempo, mantendo uma pressão constante na tubulação.
O valor Cv é definido como a vazão de água em galões por minuto passando pela válvula sob a condição de abertura total da válvula, com uma diferença de pressão de 1 libra em ambas as extremidades da válvula e a uma temperatura de 60 ° F (15.5 ° C).
II. Valor Kv
O valor Kv também representa o coeficiente de vazão, denotando de forma semelhante o fluxo volumétrico (ou vazão mássica) do meio através da válvula por unidade de tempo, mantendo uma pressão constante na tubulação.
O valor Kv é definido como a vazão de água em metros cúbicos por hora que passa pela válvula sob a condição de abertura total da válvula, com uma diferença de pressão de 1 bar em ambas as extremidades da válvula e a uma temperatura de 20°C.
III. Relação entre os valores de Cv e Kv
Devido a diferentes unidades de pressão e unidades de volume, existe a seguinte relação: Cv = 1.167Kv (unidades de fluxo: m³/h, unidades de pressão: bar).
O coeficiente de fluxo da válvula depende da estrutura do caminho do fluxo, incluindo o tamanho das dimensões, mudanças nas dimensões e mudanças na direção do fluxo, etc. O valor Cv não é um parâmetro de projeto, mas um valor obtido por meio de medições experimentais reais. A partir da fórmula de cálculo de fluxo, pode-se ver que a queda de pressão tem um efeito direto no fluxo.
Para um determinado líquido, o fluxo através de uma determinada válvula depende da queda de pressão. Para um determinado gás, com P1 dado, quando P2 é maior que a metade de P1, aumentar a queda de pressão pode aumentar o fluxo; quando P2 é igual à metade de P1, o fluido sai da válvula em velocidade sônica e, neste ponto, o fluxo aumenta até seu pico, aumentando ainda mais a queda de pressão não aumentará mais o fluxo; quando P2 é menor que a metade de P1, o fluxo através da válvula fornecida depende da pressão de entrada. Quando a queda de pressão é zero, o fluxo é zero e o fluido está em estado estático.