jun.29.2025
A válvula solenóide (também conhecida como válvula eletromagnética) é um dispositivo industrial que usa eletromagnetismo para regular fluidos na automação. Está dentro da categoria de atuadores e não se restringe a aplicações hidráulicas ou pneumáticas. É usado em sistemas de controle industrial para alterar a direção, fluxo, velocidade e outras características do meio.
As válvulas solenóides podem regular muitos circuitos, garantindo precisão e versatilidade. Existem várias variedades de válvulas eletromagnéticas, cada uma com uma função distinta em diferentes posições dentro dos sistemas de controle. Os tipos mais frequentes são válvulas de retenção, válvulas de segurança, válvulas de controle direcional e válvulas de controle de velocidade.
Os tipos comuns de válvulas solenóides incluem duas posições de três vias, duas posições de cinco vias e três posições de cinco vias.
1.Válvulas solenoides de três vias de duas posiçõespode ser normalmente fechado ou normalmente aberto. Normalmente fechado significa que a passagem de ar é fechada quando a bobina não está energizada, enquanto normalmente aberto significa que a passagem de ar está aberta quando a bobina não está energizada.
- Princípio da válvula solenóide de três vias de duas posições normalmente fechada: Quando a bobina é energizada, a passagem de ar está aberta; Uma vez que a bobina é desenergizada, a passagem de ar é fechada, assemelhando-se a uma ação "momentânea".
- Princípio da válvula solenóide de controle elétrico único de duas posições e três vias normalmente aberta: Quando a bobina é energizada, a passagem de ar é fechada; Uma vez que a bobina é desenergizada, a passagem de ar é aberta, assemelhando-se a uma ação "momentânea".
O único controle elétrico tem apenas uma cabeça eletromagnética. Quando energizada, a válvula eletromagnética muda de posição e, quando desenergizada, a válvula é reiniciada devido à ação da mola.
O controle elétrico duplo tem duas cabeças eletromagnéticas e não podem ser energizadas simultaneamente por razões de segurança.
2. Duas posições de cinco viasprincípio da válvula solenóide de controle elétrico duplo: Energizar a bobina de ação positiva conecta a passagem de ar de ação positiva (a porta de exaustão de ação positiva tem ar). Mesmo que a bobina de ação positiva seja desenergizada, a passagem de ar de ação positiva permanece conectada até que a bobina de ação reversa seja energizada.
Energizar a bobina de ação reversa conecta a passagem de ar de ação reversa (a porta de exaustão de ação reversa tem ar). Mesmo que a bobina de ação reversa seja desenergizada, a passagem de ar de ação reversa permanece conectada até que a bobina de ação positiva seja energizada. Isso é semelhante a "travamento automático".
3. As válvulas eletromagnéticas de duas posições de controle elétrico duplo têm 2 cabeças eletromagnéticas; apenas um pode ser energizado. Quando energizada, a válvula eletromagnética muda de posição e, quando desenergizada, a válvula mantém sua posição. A cabeça eletromagnética do outro lado deve ser energizada para que a válvula retorne à sua posição original.
4. Três posições de cinco vias, como o nome sugere, tem três posições de trabalho e cinco portas.
A válvula eletromagnética de cinco vias de três posições "Y" é do tipo de exaustão central; "P" é o tipo de pressão central; O tipo selado central omite a rotulagem.
As três posições referem-se às três posições do núcleo da válvula. Todas as válvulas eletromagnéticas de três posições têm duas bobinas, chamadas de bobinas A e B. Quando nem A nem B estão energizados, o núcleo da válvula está em uma posição. Quando A é energizado, o núcleo da válvula se move para a segunda posição. Quando A é desenergizado e B é energizado, a posição do núcleo da válvula é a terceira posição. Portanto, existem três posições no total.
Observe que as válvulas eletromagnéticas de cinco vias de três posições têm três tipos, dependendo do estado do núcleo da válvula quando nem A nem B estão energizados: centro selado, centro aberto e centro fechado.
- Exaustão central: Quando nem A nem B estão energizados, as portas de exaustão A e B são conectadas à atmosfera.
- Pressão central: Quando nem A nem B estão energizados, as portas de exaustão A e B são conectadas à porta de admissão.
- Centro selado: Quando nem A nem B estão energizados, as portas de exaustão A e B mantêm o estado quando desenergizadas.